E o orgulho? Ele pode te devorar

Mas e o que é o orgulho??? Qual o real significado da palavra!! Para alguns autores o orgulho é uma caracteristica de pessoas com um conceito muito elevado de si mesmo, uma auto estima elevada e exagerada, uma pessoa soberba.

No texto de Ana Vasconcelos Negrelli, o orgulho não é de fácil definição: em excesso fere, pois não sabe pedir desculpas, não sabe perdoar, nem ser humilde, mas também machuca e corrói quem o alimenta. Teme a negativa e não quer perder. Enfim, é um veneno em doses homeopáticas.

O orgulhoso é importante demais para ir atrás do outro, é vaidoso demais para reconhecer que errou e, principalmente, para perdoar. Errar com ele é um ultraje que não cabe desculpas, mas quando é ele quem erra o problema é menor. Ele joga e nunca paga para ver. É uma pena!

Falam que quem opta pelo orgulho precisa aprender a lidar com a saudade. Aprender a lidar com a saudade é fácil diante de questões maiores. Orgulho em excesso deixa um rastro de palavras não ditas, sentimentos não vividos, mágoas não apaziguadas, ressentimentos não resolvidos, situações não esclarecidas. Frustrações de equações não solucionadas.

11

Logo, deixar de enfrentar um fato por medo de ter o orgulho ferido é também uma forma de covardia. Viver é risco e exige coragem!

Quem não arrisca deixar o excesso de orgulho de lado pode não perder nada, mas pode também perder tudo. E, quando envolve pessoas, é difícil não ferir e ser ferido, como o velho ditado que diz “quem com ferro fere, com ferro será ferido”. Benjamim Franklin já falava: “O orgulho que almoça vaidade janta desprezo.” Tudo tem seu preço!

O que mais escutamos por aí são as pessoas afirmando que não vão fazer isso ou aquilo por puro orgulho, mas ao mesmo tempo se corroem por dentro, esperando que o tempo resolva as suas inquietações. Para o orgulhoso a iniciativa deve ser sempre do outro e nunca dele. Aí mora o perigo!

3.jpg

Foi arrogante, não pediu desculpas e ainda esperou a ligação do outro! Esse é um pequeno exemplo do que as pessoas orgulhosas são capazes de fazer. Acontece que, se o orgulho for uma via de mão dupla, essa ligação pode nunca vir. E aí? E aí que a pessoa jogou errado e perdeu. Por essas e outras é que a frase de Shakespeare é tão pertinente: “o orgulho devora a si mesmo”.

O bom mesmo seria deixar o amor prevalecer sobre o orgulho, a vaidade, o preconceito e o medo, na exata forma descrita pelo grande poeta Pablo Neruda: “Amo-te sem saber como, nem quando, nem onde, amo-te simplesmente sem problemas nem orgulho: amo-te assim porque não sei amar de outra maneira.”

Que o amor sempre prevaleça, não apenas sobre o orgulho, mas sobre todos os sentimentos que de alguma forma apequenam a alma.

Anúncios

5 comentários sobre “E o orgulho? Ele pode te devorar

  1. O ser orgulhoso trás pra si mesmo a solidão e o desprezo dos outros. Se não sabe amar a si próprio, jamais saberá amar ao se próximo. Não devemos devolver a pedrada com outra pedrada. Acima de tudo, devemos ter compaixão dessas pessoas e ensina-las que ser o menor significa ser o maior. A humildade é a maior das grandezas de um homem. Se você quer se vingar de uma pessoa experimente fazer um gesto de amor pra ela, você vai perceber que ela vai perder o chão. Eu já fiz isso, e tenho certeza de que aquela que me deu uma bofetada na cara perdeu o seu chão quando lhe dei um abraço de perdão, ela não consegui dizer uma palavra.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Sim, o orgulho é uma casca grossa que endurece o coração e isso faz amar menos, se importar menos com outros, levando o orgulhoso a se distanciar de todos como você disse e eu concordo. Porém, existem alguns que se aproveitam da sinceridade e misericórdia de pessoas de bem para usá-las a seu bel-prazer porque sabem que serão perdoadas. Então, humildade e amor sem dúvida nos engrandece como pessoas, mas virar saco de pancada é falta de amor próprio. Como sempre, seu post ficou maravilhoso Ana. Parabéns! Abraço

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s